Trabalho sobre a cerveja

Apresentado em Loja de Mesa

Meus irmãos eu vou apresentar rapidamente um trabalho que eu fiz especialmente para a ocasião. É muito propicio para o dia especial e alegre de hoje. É sobre a cerveja.

Primeiramente, irei fazer a apresentação e depois irei revelar o titulo do trabalho, que leva o mesmo nome da fonte de informação da qual me baseei pra fazer o trabalho.

A cerveja mudou o caminho da historia da humanidade. Não uma, não duas, mas varias vezes desde o começo.

Sua origem, apesar de diversos estudos mencionarem épocas diferentes, é no período de 9.000 AC. Imaginem meus irmãos, 9.000 AC. Relata-se que caçadores/coletores coletavam cevada selvagem como fonte de alimento. E, puseram num recipiente e saíram para uma caçada. Durante a caçada, choveu um pouco e umedeceu a cevada que estava no recipiente. A cevada cresceu e produziu açúcares. E, choveu novamente. O fermento selvagem da cevada converteu os açúcares em CO2 e álcool.
Quando os caçadores voltaram, viram o recipiente cheio de um liquido borbulhante. E, se aventuraram a provar. Foi de imediato. Um sucesso. E, a partir daí, queriam produzir mais e mais deste liquido. Então era necessário mais e mais cevada.
Criou-se daí uma explosão de novas tecnologias para atender a demanda de cevada.
– O plantio evoluiu de meros buracos individuais na terra para o arado.
– Na preparação da terra verificava-se que alguns lugares a terra estava seca e não produzia, criou-se a irrigação.
– Para não ter que ficar arrastando os sacos da produção, criou-se a roda e posteriormente a carroça.
– para dividir as fronteiras das fazendas entre seus campos, eles estudaram, daí criou-se a matemática e os cálculos.
– e a maior das invenções, também, é atribuída em consequência da produção de cevada para a cerveja, a escrita. A razão disto foi à necessidade de gravar a produção e a distribuição da cerveja.

No antigo Egito, a construção das pirâmides é atribuída à cerveja. Os trabalhadores nas pirâmides eram pagos em cerveja. Era uma racao diária de 4 litros de cerveja. E a cerveja na época, também, era moeda de troca. E, também, era uma fonte vital de nutrição. Era um dos seus alimentos mais básicos, baixo teor de álcool e alto teor de nutrientes e vitaminas. Que manteve os antigos fortes, saudáveis e absurdamente produtivos.
Na idade media, na Europa Medieval, a cerveja salvou milhões de vidas. A época era terrível. A falta de saneamento deixava a agua ser não potável. Se bebessem a agua, ficavam doentes. E o povo sabia que a cerveja era segura, podia-se tomar que não ficariam doentes. Eles não sabiam, mas no processo de produção da cerveja, na fervura da agua que deixava a cerveja mais gostosa, matavam-se todas as bactérias que os deixavam doentes.

Nos Estados Unidos a cerveja estabeleceu uma rede de comunicação. As tavernas eram os centros de comercio, de comunicação, eram o lugar que as pessoas passavam informação pra lá e pra cá e, sempre a cerveja acompanhou estes lugares. Em 16 de Dezembro de 1.773, na Taverna do Dragão Verde em Boston, a luta contra a libertação dos ingleses começava. Ali as atividades revolucionarias eram debatidas, discutidas, conspiradas e planejadas sempre com muita cerveja.

Na década de 1.850 o cientista Louis Pasteur, inventou a pasteurização. As pessoas sempre o ligam ao leite, mas Pasteur ao descobrir, estava estudando, na verdade, a cerveja. A cerveja foi a primeira bebida a ser pasteurizada. Ele já tinha reparado que a cerveja estragava. Chegou a conclusão que estragava porque estava viva. Eram bactérias que a estragavam, e que também, poderiam deixar as pessoas doentes. Esta descoberta revirou o mundo da medicina moderna.

Ainda, nos Estados Unidos, imigrantes alemães trouxeram com ele uma cerveja nova. A LAGER. Esta era produzida somente em épocas frias, para que o processo de fermentação seja vagaroso. Para produzir o ano todo a indústria da cerveja financiou a pesquisa para produzir o frio artificial. E, em 1881 foi inventado primeiro refrigerador para a indústria da cerveja. Nem precisamos pensar muito na revolução que esta invenção causou.

Nas industrias de modo geral, pensa-se que a fabrica com produção em serie, foi inventada por Henry Ford e o carro motorizado. Mas não é verdade, há registros de pelo menos 10 anos antes já existia uma maquina que produzia em serie garrafas para a cerveja.

Então meus irmãos, ficção ou não, é um trabalho totalmente baseado no documentário da Discovery Channel, com o mesmo titulo, de “Como a Cerveja Salvou o Mundo”.

Autor: Ir. Rogério Imai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s