A prática do Rito Schröder no Brasil

Praticamos o Rito Schröder em nossa loja. É um motivo de grande orgulho para todos os Irmãos que conhecem esse fantástico método de ensinamento maçônico. Não é incomum que irmãos passem a enaltecê-lo, seja no trabalho maçônico do rito, seja para contar como ele é diferenciado para outros irmãos de outros ritos. Mas, por mais “restrito” que seja nosso trabalho, existem mais lojas que atuam no sistema Schröder. Assim, questionamos: como não somos uma ilha isolada dentro da universalidade que a maçonaria é, existem mais lojas praticando o rito? Se sim, onde estão localizadas?

Nosso objetivo é apresentar um breve censo demográfico dos irmãos que praticam o Rito Schröder no Brasil e em quais Estados estão distribuídos. Além disso, elaboramos uma estimativa de irmãos, com base nas informações do Colégio de Estudos do Rito, que iniciou suas atividades aos 26 dias do mês de Maio de 1997, com a fundação da Loja Estrela Matutina em SC, para dar suporte ritualístico às Lojas do Rito Schröder no Brasil. Atualmente a diretoria é composta pelos Irmãos Antonio Gouveia Medeiros (In Memorian), Rui Jung Neto, Ari de Souza Lima, Luiz Roberto Voelcker e João Rufatto.

Segundo os dados do Colégio de Estudos, existem 119 lojas praticando o rito no Brasil,
distribuídas conforme a tabela abaixo:

ritoschrodernobrasil

Como se vê, o Estado que possui o maior número de lojas é o Rio Grande do Sul que, apesar de não abrigar a primeira loja do rito no Brasil (esta que iniciou seus trabalhos em 1855 em Joinville-SC), abriga uma grande quantidade de irmãos de origem alemã, a mesma origem de Friedrich Ludwig Schröder, o criador do Rito e patrono de nossa loja. Na segunda colocação aparecem as lojas de Santa Catarina, seguido do Rio de Janeiro e Paraná / Ceará, empatados em quinto lugar com 7 lojas cada.

Falando isoladamente do nosso Paraná, possuímos 7 oficinas, sendo 2 do Grande Oriente do Brasil (Curitiba e Cascavel) e 5 do Grande Oriente do Paraná (Duas em Curitiba e uma em Londrina, Ponta Grossa e Maringá). Como se observa, o rito está disseminado por praticamente todas as regiões do Estado, mas ainda carece de expansão, sobretudo no interior e na Grande Loja do Paraná que, apesar de estar habilitada a praticar o rito, ainda não o possui.

Por fim, se distribuirmos as lojas por região geográfica, obtemos os seguintes resultados: Região Sul com 54 lojas, Sudeste com 27, Nordeste com 20 e Centro Oeste e Norte com 9 lojas cada. Vale ressaltar, ainda, que a tendência de lojas no eixo sul/sudeste prevalece, com recente expansão do rito para o nordeste e o norte/centro-oeste. Se estimarmos 30 irmãos para cada loja, são 3570 maçons no Brasil praticando o Rito Schröder, algo em torno de 1,7% do total de 211 mil maçons existentes no país, distribuídos pelas mais de 6.000 lojas, segundo informações obtidas no anuário “List of Lodges”, de 2011.

Assim, podemos salientar que a participação dos irmãos no Rito Schröder ainda é incipiente no Brasil, abarcando quase 2% do total de maçons no país. Tal explicação deve-se, a meu ver, a três fatores: 1) cultura predominante do Rito Escocês Antigo e Aceito, o mais popular e difundido no país; 2) recente expansão do Rito Schröder, aumentando significativamente o número de lojas/maçons de 1997 (com a fundação do Colégio de Estudos pra cá); 3) pouca divulgação e interesse dos irmãos pelo rito, algo que deve e pode aumentar daqui em diante.

Se quisermos que o Rito Schröder passe a ser mais conhecido e divulgado – conforme
apontado acima, isto só depende de nós. A recente experiência da nossa loja em Maringá mostra isso: de um rito totalmente desconhecido na região a um sistema de estudo praticado, divulgado, aceito e admirado pelos irmãos. O trabalho apenas teve início e ele continua, na busca incessante da divulgação dos princípios de humanismo e simplicidade maçônica, baluarte de que nós, maçons Schröder, só temos que nos orgulhar.

Autor: Ir. Tiago Valenciano

Bibliografia

COLÉGIO DE ESTUDOS DO RITO SCHRÖDER. Site do Colégio de Estudos do Rito Schröder no Brasil. Disponível em: < http://colegioschroder.org.br/lojas/&gt; Acesso em: 31 Out 2014.

ISMAIL, Kennyo. Maçonaria em números no Brasil. Disponível em: <http://www.noesquadro.com.br/2011/04/maconaria-brasileira-em-numeros.html&gt; Acesso em: 31 Out 2014.

JUNG NETO, Rui. A origem do Ritual Schröder em uso no Brasil. Disponível em:
<http://www.revistauniversomaconico.com.br/ritualistica/a-origem-do-ritual-schroder-em-uso-no-brasil/&gt; Acesso em: 31 Out 2014.

SOUZA FILHO, Ubyrajara de. História do Rito Schröder. Disponível em:
<http://www.buscaerea.com.br/schroder/pages/historia.asp&gt; Acesso em: 31 Out 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s