Ordem Demolay

Sem título

HISTÓRIA:

Foi fundada em Kansas City nos Estados Unidos em 18 de março de 1919 pelo maçon Frank Sherman Land, que após a morte do pai do menino Louis Lower, foi visto na figura de pai e conselheiro.

Foi em fevereiro de 1919 que Louis Lower e oito amigos se reuniram num templo Maçônico com Frank Sherman com a finalidade de formar uma nova organização de jovens. Nunca nenhum deles poderia sonhar, menos ainda Frank, que no espaço de 40 anos o Movimento estaria ativo em 14 países e territórios tendo assim iniciado centenas de milhares de rapazes e algumas personalidades mundiais.

A procura de um nome para nova organização, um dos jovens sugeriu que por estarem num Templo Maçônico, alguma figura histórica ligada à maçonaria deveria ser lembrada. Foi escolhido então, o nome de Jacques DeMolay, último Grão Mestre dos Cavaleiros Templários e morrera como um Mártir da lealdade e tolerância.

O Ritual DeMolay foi escrito pelo Maçom e Jornalista Frank Marshall, e permanece praticamente inalterado até hoje, exceto por poucas palavras. A organização tornou-se também bem sucedida e conhecida por serviços de caridade, treinamento da cidadania e atividades sociais sadias. A Ordem DeMolay realmente assegurou-se uma história imortal de sucessos, através de seu trabalho para treinar líderes e garantir um mundo melhor para o futuro.

Foi trazida para o Brasil pelo Maçom Alberto Mansur, que fundou o Capitulo Rio de Janeiro, em 16 de Agosto de 1980.

O QUE É A ORDEM DEMOLAY?

A Ordem DeMolay é uma organização para jovens do sexo masculino com idade entre 12 e 21 anos, patrocinada e mantida pela maçonaria,com fins filosóficos, filantrópicos, e sem fins lucrativos, já tendo iniciado mais de 8 milhões de jovens em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil.

O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay, perde seu direito a voto e o de ocupar cargos efetivo, acompanhando os trabalhos do Capítulo apenas na orientação dos mais jovens.

Os princípios da Ordem são baseados em 7 virtudes cardeais, representadas por velas ao centro do templo, são elas:

  1. AMOR FILIAL
  2. REVERÊNCIA PELAS COISAS SAGRADAS
  3. CORTESIA
  4. COMPANHEIRISMO
  5. FIDELIDADE
  6. PUREZA
  7. PATRIOTISMO

Os baluartes da Ordem são a defesa das Liberdades Religiosa (representada pelo Livro Sagrado), Civil (representada pela Bandeira Nacional) e Intelectual (representada pelos Livros Escolares).

Assim como a Maçonaria possui o Corpo das Lojas de Perfeição após as Lojas Simbólicas, a Ordem DeMolay também se divide em dois Corpos. O primeiro, envolve os dois primeiros Graus: o Grau Iniciático e o Grau DeMolay, podendo ser comparado às Lojas Simbólicas. O segundo envolve os graus históricos, filosóficos e honoríficos, que compõe da Ordem da Cavalaria.

Os Graus básicos da Ordem DeMolay são o Grau Iniciático e o Grau DeMolay. Os DeMolays desses graus trabalham em Capítulos. Os Graus da Ordem da Cavalaria são trabalhados em Conventos ou Priorados.

Existem também honrarias concedidas a DeMolays que tenha desempenhado serviços notáveis e meritórios em beneficio da Ordem, uma delas é conhecida como Honraria Chevalier.

OFICIAIS DE UM CAPÍTULO

Em todas as reuniões de um Capítulo, os oficiais utilizam capas e suas respectivas joias

  • MESTRE CONSELHEIRO: Dois malhetes cruzados
  • 1° e 2° CONSELHEIROS: Um malhete
  • 1° e 2° DIÁCONOS: Pássaro (pomba)
  • 1° e 2° MORDOMOS: Cormucópia
  • ORADOR: Papiro
  • ESCRIVÃO: Pena (caneta)
  • TESOUREIRO: Chave
  • SENTINELA: Espada
  • CAPELÃO: Livro Sagrado
  • MESTRE DE CERIMÔNIAS: Dois bastões cruzados
  • MESTRE DE HARMONIA: Harpa
  • HOSPITALEIRO: Sacola (tronco da solidariedade)
  • PORTA BANDEIRAS: Bandeira ou estandarte
  • PRECEPTORES: Coroa da Juventude

Autor: Ir. Pedro Machado

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s