![regua_thumb[1]](https://lojaschroder.files.wordpress.com/2014/01/regua_thumb1.jpg?w=620)
Antigo símbolo da retidão, do método e da lei, a régua é considerada emblema de aperfeiçoamento. Significa ainda o meio de assegurar o cumprimento das normas do comportamento humano, sem as quais não pode haver ordem. Estas normas constituem o equilíbrio de todas as ações. Assim elas consubstanciam uma medida que pode ser avaliada pelos módulos da Régua. Com a régua medimos um seguimento do infinito. Uma parte de nossa vida. A retidão que buscamos. Do ponto em que encontramos nossa Pedra Bruta até o momento em que a tornamos Cúbica, para nós e para a sociedade em geral.
Na maçonaria utiliza-se a régua de 24 polegadas significando as 24h do dia, que dividida em espaços iguais remete aos períodos de trabalho, de repouso, de exercícios físicos e mentais e de recreação, ou seja, as horas não devem ser mau empregadas na ociosidade. É uma das mais importantes ferramentas do trabalho do maçom, pois, o mesmo utiliza-a para elaboração dos projetos de obras.
O Aprendiz a utiliza em conjunto com o Alvião para traçar e marcar a pedra bruta para o desbaste, o Companheiro utiliza-a para medir, concluindo o trabalho de polir a pedra cubica.
“Se um dia você tiver que escolher entre o mundo e o amor, lembre-se: Se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor, com ele conquistará o mundo.” ALBERT EINSTEIN.
Autor: Ir.’. João Batista Missura – CM
Gostei muito desse trabalho parabéns …
Muito obrigado Ir. Flavio Leal !
Muito bom.